segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Conversa do Chá das Cinco... #lerosnossos

Como prometido, eis a primeira rúbrica do blog, Conversa do Chá das Cinco, esta rúbrica vai servir sobretudo para dar a conhecer a minha opinião sobre alguns assuntos do universo dos livros.
 
 
Apesar de só faltarem 9 dias para o mês de Novembro acabar não podia deixar de partilhar o maravilhoso projecto deste mês concebido pelo blog A Mulher que Ama Livros como forma de comemorar o aniversário do mesmo, o projecto Ler os Nossos.
 
O projecto Ler os Nossos tem como principal objectivo incentivar a leitura de vários estilos e autores nacionais e partilhar essa experiência nas redes sociais através do hastag #lerosnossos.
 
Quando tomei conhecimento deste ‘’evento’’ fiquei bastante interessada, pessoalmente a minha experiência com a literatura nacional raramente é das melhores, optando quase sempre pela internacional, no entanto, recordei-me também da boa experiência que foi ler Os Maias e logo pensei que não poderia ser assim tão mau e como nos últimos anos me têm interessado os títulos nacionais que chegam ás livrarias, por que não tentar!?
 
Desde já tenho de dizer que estou a adorar todo o desenrolar desta iniciativa, e que me está a fazer ver a escrita do nosso país com outros olhos.
 
Este mês já participei com um livro de literatura infantil, cuja opinião pode ser vista aqui, e estou a ler um romance histórico bem interessante, diga-se de passagem. ;)
 
Se quiserem participar neste projecto ainda vão a tempo de entrar com uma ou outra leitura, mas para saberem mais basta clicar aqui e aceder a toda a informação diretamente do blog de origem.
 
Espero que tenham gostado e até breve. :)

sábado, 12 de novembro de 2016

Uma Noite Caiu Uma Estrela; de David Machado e Paulo Galindro [Opinião]

 
Pode-se afirmar que com a publicação deste livro ‘’Uma Noite Caiu Uma Estrela’’! 🌠
 

Esta edição magnífica da literatura infantil nacional ensina-nos a crescer sem medos, e, se por acaso os tivermos, a combate-los e ultrapassá-los, independentemente dos obstáculos que surjam pelo caminho. É o que acontece nesta história, quando numa noite um rapaz medroso chamado Óscar vê uma estrela cair e começa a aventura da sua vida.
Um texto puramente feito para os mais pequenos em que até os nomes mais complicados passam a ser algo simples e compreensível.
E ilustrações que dão a verdadeira persepção do encanto que a noite pode ter.
A meu ver, se estes dois grandes nomes não se tivessem juntado, a narrativa talvez não tivesse causado tanto impacto, nem as maravilhosas ilustrações a preto e branco tivessem ganho verdadeira cor.
Embora tenha de confessar que o que mais gosto no livro são as folhas inicial e final, onde é-nos dado a conhecer todo o trabalho feito na concepção do livro, os esboços, as tentativas de formar a personagem principal e a aplicação do texto.

 

Por fim, queria agradecer ao blog Deus Me Livro e ao Grupo Editorial Pinguin Random House, nomeadamente à chancela Alfaguara Portugal, pelo passatempo que me permitiu ter este livro na minha estante.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Divulgação] Uma Noite Caiu Uma Estrela; de David Machado e Paulo Galindro

Título: Uma Noite Caiu Uma Estrela
Autor: David Machado
Ilustrador: Paulo Galindro
Chancela: Alfaguara Portugal
Grupo Editorial: Penguin Random House
Número de Páginas: 48
 
 
 
 
 
Uma História Luminosa






Uma noite, cai uma estrela na terra. Um menino resolve guardá-la sem saber que a luz emitida pela estrela vai impedir toda a gente de dormir. É uma história sobre coragem, sobre superação de adversidades, sobre a aventura que é ser-se criança.

<<Gosto da voz do David neste livros: como se põe menino (como já poucos o sabem fazer), para escrever não para meninos mas perto dos meninos... Isso pode ser tanto na vida e na literatura.>>
Ondjaki

<<Há histórias insossas, histórias desleixadas, histórias tolas, histórias que ainda não estão em ponto de contar. A História servida neste livro, Uma noite caiu uma estrela, escrita por David Machado e que o Paulo Galindo ilustrou, está muito bem temperada e pronta a ser servida em qualquer ocasião.>>
António Mota

<<Soa a conto tradicional que passa de geração em geração - e, se calhar, vai mesmo passar. É poético, divertido, e com a dose certa de magia e realismo de que adoraríamos que fosse feita a realidade ela própria. E as ilustrações a preto e branco parecem saltar da página e mover-se, como num belo filme de animação. A sério: guardem esta estrela.>>
Nuno Mark

Sobre o autor:
David Machado nasceu em Lisboa em 1978. É autor do romance O Fabuloso Teatro do Gigante e do livro de contos Histórias Possíveis. Em 2005, o seu conto infantil A Noite dos Animais Inventados recebeu o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso, e desde então publicou mais três contos para crianças, Os Quatro Comandantes da Cama Voadora, Um Homem Verde num Buraco muito Fundo e O Tubarão na Banheira, distinguido com o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Tem livros publicados em Itália e Marrocos e contos presentes em antologias e revistas literárias em Itália, Alemanha, Noruega, Reino Unido, Islândia e Marrocos. Traduziu os livros O Herói das Mulheres, de Adolfo Bioy Casares, e Obrigada pelo Lume, de Mario Benedetti.

Sobre o ilustrador:
Nascido em 1970 e licenciado em arquitetura, Paulo Galindro é autor de diversos livros ilustrados, feitos em parceria com alguns dos mais importantes escritores nacionais e internacionais, como Luís Sepúlveda, António Mota, David Machado, entre outros. Viu a sua obra premiada por diversas vezes. Juntamente com Natalina Cóias criou o coletivo de ilustração Pintarriscos.
 
Para saberem mais sobre o autor cliquem aqui.
E para saberem mais sobre o ilustrador clique aqui.

sábado, 5 de novembro de 2016

Novos Recomeços

Olá! Já lá vão alguns meses (Demasiados! Cóf Cóf…) e lamento não ter dado notícias, mas como escrevi num post publicado anteriormente no Facebook do blog, já tive melhores fases na minha vida.
 
Mas doravante prometo mais conteúdo, opiniões, e mais diversidade, tenho andado a pensar numas rúbricas, para o blog.
 


Sendo assim quero anunciar o meu retorno oficial ao Uma Joaninha Na Estante e dar-vos a conhecer a nova mascote cá do cantinho, apresento-vos o Tsum Tsum Igor!!!


 
Não é fofinho!?
Podem contar com novidades aqui no blog durante os próximos dias, um beijinho cor-de-rosa para vocês meus queridos. ^_^